sexta-feira, 23 de abril de 2010

“Vi em Rio Grande e gostei”...

Os alunos estudaram a história da cidade antes da viagem, viram a parte teórica e as fotos dos lugares que iriam visitar. Em aula, os alunos escolheram algo que havia lhe chamado atenção e representado em desenho.
Professora Maria Denise

Depoimento dos alunos:

Nome: Gustavo Rodrigues da Silva

Eu fiz esse desenho porque eu achei esses peixes muito bonitos e por isso desenhei o aquário. Eu ia desenhar outra coisa, só que não consegui.

Nome: Pedro Henrique Fleck – 603

Os pássaros do Taim são enormes, eu escolhi este lugar porque achei enorme também. Este lugar acolhe várias espécies bonitas. Também vi cenas tristes e não gostei.

Nome: Maria Antônia – 603

Eu gostei da hora que o meu ônibus passou naquela faixa onde nos dois lados apareciam animais, igual a uma floresta. Muito bonito!

Nome: Jennifer Rosana de Freitas – 603

Esse desenho é a Reserva do Taim em Rio Grande.

Nome: Jhenifer Dias Moreira – 603

Eu gostei porque o restaurante é grande e muito bonito. A comida é muito boa e por isso eu o escolhi.

Nome: Fabrício

Catedral de São Pedro – Esta é a igreja mais antiga do Rio Grande do Sul e foi construída em Rio Grande, a cidade mais antiga também. Observa-se em sua arquitetura, que a igreja foi construída pelos portugueses, pois é bem diferenciada. Esta possui duas torres, enquanto que na alemã, há somente uma.

A porta principal da igreja foi fechada, porque ali foi assassinado a tiros, um padre. Assim, foram abertas duas novas portas na diagonal da igreja, possibilitando a entrada de fieis.

Nome: Amanda da Rosa – 603

A Reserva do Taim é um dos pontos turísticos para ser visitado em Rio Grande. É uma lembrança linda, para quem o conhece e vê. Por esse motivo, eu a escolhi.

Nome: Kimberly - 602

Eu gostei do pinguim, porque ele ficava parado e dava para tirar foto dele.

Nome: Viviane de Oliveira – 602

O lindo leão marinho era muito gordo, pretinho e fofo. Ele tem 15 anos de idade e é muito engraçado e gracioso. Foi o que mais adorei, muito interessante.

Nome: Felipe Sander – 602

Eu gostei dos animais da Reserva do Taim.

Nome: Stephani Moura – 602

Eu gostei da Praça de Rio Grande. Amei os coelhinhos, muito fofos. Achei eles uma graça.

Nome: Lyandra Dalpiaz – 601

Eu escolhi o Leão Marinho que fica em uma piscina no museu, ao lado do pingüim. A piscina é bem grande e achei o animal lindo.

Escolhi este animal, porque de tudo que vimos, foi o mais interessante. Chamou-me atenção porque é diferente e que eu nunca havia visto. Adorei ter conhecido o Leão Marinho, tão lindo, fofo e que come muito.

Nome: Mirielyn Heinen

A igreja é linda e com artefatos originais. Foi lá que o Almirante Tamandaré, recebeu o batismo.

A igreja é de seis de agosto de 1736, da Diocese do Rio de Janeiro, criou a Paróquia no atual território do Rio Grande do Sul.

A igreja mais antiga até Montevideu, no Uruguai, é a atual igreja de São Pedro construída em 1755. Seu prédio é em estilo barroco colonial.

Eu a escolhi porque é linda e fiquei impressionada como conseguiram mantê-la desde 1755.

Nome: Poliana C. Ritzel – 601

Eu escolhi o Porto Novo de Rio Grande, porque lá tem muitos acontecimentos, como o barco que incendiou na praia de Tramandaí.

O barco estava todo detonado e o guia turístico falou que se colocássemos o pé no primeiro degrau da escada dele estaríamos na Turquia, porque este barco faz parte da Turquia.

Eu gostei de ver o tamanho dos navios e barcos. Gostei do navio que estava descarregando carros. Como eu queria ter um destes.

Gostei também do Museu dos Barcos, junto com um navio enorme, deu até medo de entrar naquilo!

Nome: Dênis dos Santos Guerin – 601

Eu escolhi este lugar porque achei muito bonito. Lá havia barcos de vários tamanhos e cores, que vinham de diferentes lugares. Tinham barcos de embarcações, de transporte e, de vez em quando, exército. Aprendi muitas coisas sobre os barcos e o Porto. Também vi os rebocadores, barcos que puxam outros barcos, até a beira do Porto para arrumar ou abastecer.

Nome: Eduarda da Silva

Olá, meu nome é Eduarda da Silva e semana passada fui com a escola para Rio Grande, uma cidade muito bonita. Lá visitamos museus, igreja, o Porto,... De todos os museus, gostei daquele que tinha um pingüim. Alguém explicou que o acharam quase morto e o trouxeram para este museu e cuidaram dele. Minha colega perguntou o nome dele, mas não dá para saber se é macho ou fêmea, por isso não tem nome. A minha professora perguntou quantos quilos de peixe ele comia e responderam que ele come em torno de um quilo por dia.

Escolhi o pingüim, porque nunca tinha visto e nem sabia suas características. Assim, conheci um pouco mais sobre este animal.

Nome: Pâmela Tauana de Oliveira – 601

Escolhi o pingüim, porque foi o que mais me chamou atenção. Ele estava lá no hospital, porque havia perdido várias penas e algumas pessoas estavam cuidando dele e agora, ele está bem. O pingüim é muito lindo tem algumas partes pretas e brancas. Pelo que vi, se alimenta de peixes pequenos.

Eu escolhi o pingüim, porque me apaixonei por ele. Quando ele entrava na água, era uma alegria só. Podemos encontrar pingüins na Antártida e Regiões Polares.

O pingüim é uma ave marinha e excelente nadadora. Amei-o e espero ver mais vezes.