sexta-feira, 31 de julho de 2009

AVISO: O RETORNO AS AULAS EM TODA A REDE MUNICIPAL DE CAMPO BOM SERÁ DIA 17 DE AGOSTO
AVISO: O RETORNO AS AULAS EM TODA A REDE MUNICIPAL DE CAMPO BOM SERÁ DIA 17 DE AGOSTO

quinta-feira, 23 de julho de 2009

USANDO LIBRAS EM SALA DE AULA

Na disciplina de História, a professora Maristel Pereira Nogueira, juntamente com a tradutora intérprete, Ângela Sônia C. Becker, realizou com seus alunos um teatro para revisar o conteúdo da prova o tema era: O descobrimento do Brasil e o Tratado de Tordesilhas. Com esta atividade, não só foi possível alcançar o entendimento e a compreensão do conteúdo por parte dos alunos com deficiência auditiva, como revisar e reforçar o conteúdo com o restante da turma. Novamente, conseguiu-se a integração entre professora e alunos e, o mais interessante: de modo lúdico e concreto.

USANDO LIBRAS EM SALA DE AULA

Na disciplina de História, a professora Maristel Pereira Nogueira, juntamente com a tradutora intérprete, Ângela Sônia C. Becker, realizou com seus alunos um teatro para revisar o conteúdo da prova o tema era: O descobrimento do Brasil e o Tratado de Tordesilhas. Com esta atividade, não só foi possível alcançar o entendimento e a compreensão do conteúdo por parte dos alunos com deficiência auditiva, como revisar e reforçar o conteúdo com o restante da turma. Novamente, conseguiu-se a integração entre professora e alunos e, o mais interessante: de modo lúdico e concreto.

O ESTUDO DE LIBRAS EM SALA DE AULA

O estudo de LIBRAS em sala de aula surgiu a partir do interesse e preocupação, por parte de alguns professores, em fazer com que alunos com deficiência auditiva tivessem um maior entendimento e compreensão dos assuntos e conteúdos trabalhados.
Sabe-se que esses alunos têm o sentido da visão mais aguçado e, dessa forma, pensou-se em realizar um trabalho que abrangesse a todos (com ou sem necessidade especial); tornando, assim, o “abstrato mais concreto.”
Dessa forma, em Língua Portuguesa, a professora tradutora intérprete, Ângela Sônia Castro Becker, juntamente com a professora regente, Micheli Gallas, realiza num determinado momento de suas aulas semanais, uma aula de LIBRAS; promovendo, assim, a integração e a tão desejada, inclusão.

O ESTUDO DE LIBRAS EM SALA DE AULA

O estudo de LIBRAS em sala de aula surgiu a partir do interesse e preocupação, por parte de alguns professores, em fazer com que alunos com deficiência auditiva tivessem um maior entendimento e compreensão dos assuntos e conteúdos trabalhados.
Sabe-se que esses alunos têm o sentido da visão mais aguçado e, dessa forma, pensou-se em realizar um trabalho que abrangesse a todos (com ou sem necessidade especial); tornando, assim, o “abstrato mais concreto.”
Dessa forma, em Língua Portuguesa, a professora tradutora intérprete, Ângela Sônia Castro Becker, juntamente com a professora regente, Micheli Gallas, realiza num determinado momento de suas aulas semanais, uma aula de LIBRAS; promovendo, assim, a integração e a tão desejada, inclusão.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

A ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS

O estudo sobre a origem das festas juninas se deu a partir de uma pesquisa realizada pela professora de Ensino Religioso, Fabriela Terezinha P. Mengue.
Em sala de aula, em forma de conversação, a professora explicou sobre a origem destas festas e como elas acontecem até os dias atuais. Após explanação do assunto, foi solicitado aos alunos que produzissem um desenho livre sobre o tema em questão.
5ª séries

A ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS

O estudo sobre a origem das festas juninas se deu a partir de uma pesquisa realizada pela professora de Ensino Religioso, Fabriela Terezinha P. Mengue.
Em sala de aula, em forma de conversação, a professora explicou sobre a origem destas festas e como elas acontecem até os dias atuais. Após explanação do assunto, foi solicitado aos alunos que produzissem um desenho livre sobre o tema em questão.
5ª séries

REVENDO CAMPO BOM

Em virtude das comemorações dos 50 anos de Campo Bom, a professora Sônia Padilha realizou com os alunos de 5ª série, nas aulas de Geografia, um estudo sobre a história de Campo Bom ontem e hoje. Com o tema “Revendo Campo Bom”, realizou-se, inicialmente, uma pesquisa – que envolveu alunos e familiares – sobre os seguintes itens:
- como eram e como são as famílias (estrutura);
- que tipo de lazer, diversão essas famílias tinham e têm;
- como era e como é o centro de Campo Bom;
- quem foram os prefeitos (organização política);
- na economia, que fábricas geraram e geram renda para o município;
-que importância tem a ciclovia, os parques, a praça e os espaços culturais – cinemas, bibliotecas..., para a população.A partir da pesquisa acima, os alunos confeccionaram maquetes sobre os símbolos de Campo Bom, fazendo uso de materiais diversos.

REVENDO CAMPO BOM

Em virtude das comemorações dos 50 anos de Campo Bom, a professora Sônia Padilha realizou com os alunos de 5ª série, nas aulas de Geografia, um estudo sobre a história de Campo Bom ontem e hoje. Com o tema “Revendo Campo Bom”, realizou-se, inicialmente, uma pesquisa – que envolveu alunos e familiares – sobre os seguintes itens:
- como eram e como são as famílias (estrutura);
- que tipo de lazer, diversão essas famílias tinham e têm;
- como era e como é o centro de Campo Bom;
- quem foram os prefeitos (organização política);
- na economia, que fábricas geraram e geram renda para o município;
-que importância tem a ciclovia, os parques, a praça e os espaços culturais – cinemas, bibliotecas..., para a população.A partir da pesquisa acima, os alunos confeccionaram maquetes sobre os símbolos de Campo Bom, fazendo uso de materiais diversos.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

PROJETO CONHECENDO E DIVULGANDO AS ÁGUAS E BANHADOS DO MEU MUNICÍPIO

Os monitores ecológicos coletaram amostras de material (lodo) do Arroio Quatro Colônias e Arroio Schmidt em bandejas específicas e com o auxílio de pinças. Retiraram do material coletado organismos indicadores de poluição. Foram analisados o nível da água, bem como, a cor e o odor e a presença de lixo no local. Estudou-se ainda a largura do leito, erosão e esgoto. Observou-se também a presença de insetos e aves e a ausência de peixes. O tipo de mata presente também foi analisado. Ao final do estudo, chegou-se a conclusão de que a qualidade da água nestes pontos de coleta é muito ruim. Com os dados obtidos, será feito um mapeamento dos principais pontos poluídos do município de Campo Bom. Os monitores ecológicos receberam camisetas do projeto que levam garrafas pet em sua confecção.

PROJETO CONHECENDO E DIVULGANDO AS ÁGUAS E BANHADOS DO MEU MUNICÍPIO

Os monitores ecológicos coletaram amostras de material (lodo) do Arroio Quatro Colônias e Arroio Schmidt em bandejas específicas e com o auxílio de pinças. Retiraram do material coletado organismos indicadores de poluição. Foram analisados o nível da água, bem como, a cor e o odor e a presença de lixo no local. Estudou-se ainda a largura do leito, erosão e esgoto. Observou-se também a presença de insetos e aves e a ausência de peixes. O tipo de mata presente também foi analisado. Ao final do estudo, chegou-se a conclusão de que a qualidade da água nestes pontos de coleta é muito ruim. Com os dados obtidos, será feito um mapeamento dos principais pontos poluídos do município de Campo Bom. Os monitores ecológicos receberam camisetas do projeto que levam garrafas pet em sua confecção.

TRABALHANDO A INTERDISCIPLINARIEDADE

Aproveitando o trabalho realizado pela professora Noemi, a professora Simone juntamente com a professora Rosmeri Marmitt elaboraram um projeto chamado: MITO & HERÓI: DA ANTIGUIDADE AOS TEMPOS ATUAIS. Veja a seguir um texto produzido por uma aluna.

O Mito de Coco Chanel

Muitos e muitos anos atrás, os deuses do Olímpo não podiam mais aguentar a falta de estilo dos mortais. Resolveram, então, criar o ser perfeito, todos os deuses se reuniram e deram suas melhores características ao novo e perfeito ser; beleza, inteligência, elegância, charme, delicadeza. E o mandaram a Terra.
O ser chegou na forma de uma mulher, que salvaria as outras mulheres dos espartilhos incomodativos e dos irritantes chapéus de uso até então obrigatório. Deram-lhe o nome de Coco Chanel, a maior estilista de todos os tempos. Chanel criou roupas de uso prático, livrando as mulheres da ditadura imposta até então em seu vestuário.
Mas mesmo grandes heroínas precisam partir, e um dia Chanel morreu. Porém sua perfeição não ficou perdida e até hoje ela tem milhões de seguidores, os quais impedem o mau gosto de dominar o mundo.
Samanta Daniela Mendes – turma 601

Professora: Simone Silva da Silva

TRABALHANDO A INTERDISCIPLINARIEDADE

Aproveitando o trabalho realizado pela professora Noemi, a professora Simone juntamente com a professora Rosmeri Marmitt elaboraram um projeto chamado: MITO & HERÓI: DA ANTIGUIDADE AOS TEMPOS ATUAIS. Veja a seguir um texto produzido por uma aluna.

O Mito de Coco Chanel

Muitos e muitos anos atrás, os deuses do Olímpo não podiam mais aguentar a falta de estilo dos mortais. Resolveram, então, criar o ser perfeito, todos os deuses se reuniram e deram suas melhores características ao novo e perfeito ser; beleza, inteligência, elegância, charme, delicadeza. E o mandaram a Terra.
O ser chegou na forma de uma mulher, que salvaria as outras mulheres dos espartilhos incomodativos e dos irritantes chapéus de uso até então obrigatório. Deram-lhe o nome de Coco Chanel, a maior estilista de todos os tempos. Chanel criou roupas de uso prático, livrando as mulheres da ditadura imposta até então em seu vestuário.
Mas mesmo grandes heroínas precisam partir, e um dia Chanel morreu. Porém sua perfeição não ficou perdida e até hoje ela tem milhões de seguidores, os quais impedem o mau gosto de dominar o mundo.
Samanta Daniela Mendes – turma 601

Professora: Simone Silva da Silva

sexta-feira, 17 de julho de 2009

ARTE GRECO-ROMANA

E, aproveitando as influências da arte Greco-romana, trabalhamos também com desenhos.

Professora: Noemi T. Cavalheiro - Artes.
Turmas: 701; 702; 705 e 706

ARTE GRECO-ROMANA

E, aproveitando as influências da arte Greco-romana, trabalhamos também com desenhos.

Professora: Noemi T. Cavalheiro - Artes.
Turmas: 701; 702; 705 e 706

quinta-feira, 16 de julho de 2009

MOSAICO

Com o objetivo de oportunizar experiências prazerosas na construção do conhecimento, e provocar reflexões, identificando influências da arte Greco-romana em nossa atualidade. Busquei nas técnicas mais antigas como o mosaico.Acredita-se que já exista a mais de 5.000 anos e até hoje na contemporaneidade, continua nos encantando. Um exemplo bem atual é a calçada do Largo Irmãos Vetter, situada no centro de Campo Bom. Para desenvolver essa técnica, utilizamos números residenciais.
Professora:Noemi - Artes

MOSAICO

Com o objetivo de oportunizar experiências prazerosas na construção do conhecimento, e provocar reflexões, identificando influências da arte Greco-romana em nossa atualidade. Busquei nas técnicas mais antigas como o mosaico.Acredita-se que já exista a mais de 5.000 anos e até hoje na contemporaneidade, continua nos encantando. Um exemplo bem atual é a calçada do Largo Irmãos Vetter, situada no centro de Campo Bom. Para desenvolver essa técnica, utilizamos números residenciais.
Professora:Noemi - Artes

INTRODUÇÃO À GEOMETRIA

O desenvolvimento do estudo sobre as formas geométricas deu-se da seguinte forma: após conversação da professora com os alunos sobre o assunto, foi solicitada a realização de desenhos de formas geométricas conhecidas, fazendo uso de régua e outros objetos. Assim, foram construindo desenhos, nos quais se observa objetos com formas geométricas vistas no dia a dia dos alunos.
Professora: Sandra Louzado - 5ª séries

INTRODUÇÃO À GEOMETRIA

O desenvolvimento do estudo sobre as formas geométricas deu-se da seguinte forma: após conversação da professora com os alunos sobre o assunto, foi solicitada a realização de desenhos de formas geométricas conhecidas, fazendo uso de régua e outros objetos. Assim, foram construindo desenhos, nos quais se observa objetos com formas geométricas vistas no dia a dia dos alunos.
Professora: Sandra Louzado - 5ª séries