sexta-feira, 5 de junho de 2009

CONVERSANDO SOBRE VALORES

CONTEÚDO: Responsabilidade

OBJETIVO:
Interiorizar e recordar as principais tarefas que temos que cumprir no dia-a-dia, com responsabilidade.

PROCEDIMENTOS:
Passar no quadro questões introdutórias (podem ser dadas no final da aula para a aula seguinte);

1. O que é responsabilidade para você?
2. Você se considera uma pessoa responsável?
3. Cite uma vez em que você tenha agido com responsabilidade.

Entregar o primeiro texto: Responsabilidade;
Ler juntos;
Comentar sobre o texto lido;
Leitura da definição de responsabilidade: O que é responsabilidade?

Texto complementar: A TARTARUGA

Após a leitura do conto, os alunos farão:
Comentários sobre o problema que acometia a tartaruga.
Refletirão sobre o fato de que muitas vezes dedicamos pouca atenção aos nossos compromissos;

CONSELHO:
“Um bom exercício seria que a cada dia que se inicia, ao levantarmos, pensássemos por alguns momentos sobre as nossas responsabilidades.”

RESPONSABILIDADE
Esta é uma história sobre 4 pessoas: Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém. Havia um importante trabalho a ser feito e Todo Mundo tinha certeza de que Alguém o faria. Qualquer Um podia tê-lo feito, mas Ninguém fez. Alguém zangou-se porque era um trabalho de Todo Mundo.Todo Mundo pensou que Qualquer Um poderia fazê-lo mas Ninguém imaginou que Todo Mundo deixasse de fazê-lo.
Ao final, Todo Mundo culpou Alguém, quando Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito.
Autor desconhecido

O QUE É RESPONSABILIDADE?
A RESPONSABILIDADE pode ser entendida como a capacidade que a pessoa tem de sentir-se comprometida a dar uma resposta ou cumprir uma tarefa sem nenhuma pressão externa. O indivíduo responsável toma suas decisões, faz o que tem que ser feito, sem ficar esperando que lhe dêem ordens ou lhe façam cobranças.
A responsabilidade pode ser vista sob dois pontos de vista: individual e coletivo.
Responsabilidade individual:
Ser responsável é ter livre escolha — para o bem ou para o mal — e saber lidar com as consequências da atitude tomada. É remediar o mal quando puder e desfrutar do bem. O responsável está sempre pronto para responder por seus atos conscientemente.
Responsabilidade coletiva:
Ser responsável é ter a capacidade de influir, intervir na medida do possível, seja na sua vida pessoal e familiar ou nas decisões de uma coletividade. Como exemplo temos uma mãe de família que atende a seus filhos, que cumpre com suas obrigações na sua vida profissional e que assume seus deveres como cidadã. Porém, essas responsabilidades não são só dela; são compartilhadas com outras pessoas, como o pai de seus filhos, os colegas de trabalho e as pessoas da comunidade onde vive.
Existem alguns pontos básicos relacionados à responsabilidade que gostaríamos de mencionar aqui com o intuito de chamar a atenção das pessoas. Alguns destes pontos estão inseridos em outros valores tais como liberdade, justiça e diálogo, já que muitas vezes os valores coexistem, ou seja, estão interligados. São eles:
Aceitar qualquer crítica positiva;
Evitar a passividade, a indiferença;
Aprender a relativizar, a ampliar e aprofundar a visão dos problemas;
Estimular uma visão positiva frente a situações difíceis;
Buscar soluções e tomar atitudes.

A TARTARUGA
Era uma vez uma tartaruga que tinha perdido a memória e não se lembrava do caminho de volta para sua casa. Estava perdida no bosque e chorava. Chorou tanto que o bosque começou a encharcar-se de lágrimas.
Isto ocasionou problemas para os anões do bosque, já que entrava água — lágrimas — em suas casas. Decididos a buscar a origem de tal "inundação", saíram de suas casas para saber qual era o problema.
Logo encontraram a tartaruga chorando desesperadamente e lhe perguntaram:
— Tartaruga, porque choras tanto?
— Eu perdi a memória e não sei como voltar para minha casa.
Os anões tiveram uma ideia. Colocaram umas ervas mágicas dentro da couraça da tartaruga e lhe disseram:
— Cada vez que você quiser saber o que deves fazer, ponha a cabeça para dentro da couraça cheia de ervas mágicas e comece a pensar. Verás que funciona muito bem!
A tartaruga assim o fez: pôs a cabeça dentro da couraça, olhou as ervas e pensou:
— Qual é o caminho para eu voltar para casa? A seguir adotou uma postura pensativa e disse:
— Ah! Já me recordo, tenho que subir esta montanha e descer pela margem do riacho.
A tartaruga espichou o pescoço, pôs a cabeça para fora da couraça, agradeceu aos anões e foi-se embora para sua casa.
A partir daquele momento, a tartaruga aprendeu o que deveria fazer sempre quando não se lembrasse de algo. Colocaria a cabeça dentro da couraça, pensaria e decidiria.
Autor desconhecido

I. Após a leitura dos textos, reflita e responda:
1. Você se considera uma pessoa responsável? Explique.
2. Cite uma vez em que você tenha agido com responsabilidade.
3. O que aconteceu com a tartaruga? Isso ocorre no nosso dia-a-dia?
4. O que é ser uma pessoa responsável para você?

COMENTÁRIO DO PROFESSOR SOBRE A AULA

Trabalhar o tema responsabilidade foi muito gratificante em função do respaldo dos alunos em relação ao conteúdo. Confesso que a primeira tentativa foi frustrante, pois não consegui despertar o interesse dos alunos pelo tema, mesmo após fazer algumas consideração e passar o primeiro questionário para eles.
A partir da segunda aula retomei o conteúdo adotando a seguinte metodologia:
Solicitei que a turma se organizasse em círculo para iniciarmos o diálogo, então iniciei a aula lendo do dicionário o significado do termo responsabilidade. Após algumas considerações, perguntei ao grupo qual o primeiro ato importante no qual assumimos uma responsabilidade mais séria e individual. Após algumas tentativas, um aluno citou que era estudar. Aproveitei o momento para reforçar a resposta do aluno, concordando e retomando o questionamento através de uma nova pergunta: É possível e positivo fugirmos desta responsabilidade? Após um pequeno debate, os alunos chegaram a conclusão que não tem como fugir deste compromisso – a conclusão foi unânime.
No decorrer da aula, boa parte dos alunos participou fazendo perguntas e citando exemplos de ações envolvendo responsabilidade e/ou atitudes irresponsáveis.
Após a conversa sobre o tema responsabilidade e leitura dos textos “Responsabilidade” e “O que é responsabilidade?” solicitei que trouxessem para a aula seguinte uma entrevista com algum familiar ou conhecido respondendo as seguintes questões:
1. No seu ambiente de trabalho como são tratadas as pessoas irresponsáveis?
2. Qual sua opinião em relação a esta questão?
Na terceira aula, constatei que alguns alunos da turma não haviam feito a entrevista que combinamos na aula anterior. Aproveitei isso para chamar a atenção novamente em relação à responsabilidade. Durante a aula, fizemos a leitura coletiva do texto “A tartaruga” e conversamos sobre as formas que os sintomas da Tartaruga se apresentam no nosso cotidiano. No final da aula, passei o segundo questionário para ser entregue na aula seguinte.

Respostas das questões propostas:

Professor Odir