segunda-feira, 3 de maio de 2010

PROJETO IDENTIDADE
Ética e Cidadania
Professor Murilo Souto Alves
Professora Nôva Marques Brando

Quem sou eu? Você já se fez essa pergunta? É muito importante sabermos quem nós somos para que possamos pensar de forma mais clara em nossas vidas e o que pretendemos dela.Cada pessoa é diferente da outra porque tem suas próprias características. E é isso que faz cada um de nós uma pessoa especial.Leia abaixo dois poemas que tratam justamente sobre a importância de questionarmos a nós mesmos sobre as nossas vidas.

IDENTIDADE
Às vezes nem eu mesmo sei quem sou.
Às vezes sou

moleque malcriado.
Para mim
tem vezes que eu sou rei,
herói voador,
caubói lutador,

jogador campeão.
Às vezes sou pulga,

sou mosca também,
que voa e se escondede medo e vergonha.

Às vezes eu sou Hércules,
Sansão vencedor,
peito de aço,

goleador.
Mas que importa

o que pensam de mim?
Eu sou eu,
sou assim,
sou menino.

Pedro Bandeira
VERBO SER
Que vai ser quando crescer?
Vivem perguntando em redor.
Que é ser?

É ter um corpo, um jeito, um nome?
Tenho os três. E sou?
Tenho de mudar quando crescer?
Usar outro nome, corpo e jeito?

Ou a gente só principia a ser quando cresce?
É terrível, ser?
Dói?
É bom?
É triste?
Ser; pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas?

Repito: Ser, Ser, Ser, Er. R.
Que vou ser quando crescer?
Sou obrigado a?
Posso escolher?

Não dá para entender.
Não vou ser.

Vou crescer assim mesmo.
Sem ser Esquecer.

Carlos Drummond de Andrade

Você já se perguntou quem você é? Tente fazer este exercício, faça perguntas a você mesmo e talvez se surpreenda com suas próprias respostas.
Responda nos comentários, em ordem, as perguntas abaixo. Não esqueça de se identificar colocando nome e turma.
- Quem eu sou?
- Que qualidades admiro nas pessoas?
- O que não gosto nelas?
- O que espero do futuro?
- O que eu NÃO gostaria que acontecesse?