Mesmo considerando que o adolescente não cultua a tradição de sua terra, pois tem receio de fazer ridículo diante de outros jovens com gostos diferentes, principalmente o musical, resolvi trabalhar esse tema na sala de aula.
Levei para as turmas de 7ª séries músicas gauchescas e em especial o estudo da letra “Querência amada” de Teixerinha. Apesar de muitos risos, no final, todos estavam cantando. Escutamos também o poema “Meu pai e eu” vencedora do 4ª Bivarque da poesia gaúcha. Distribui o 2º fascículo do Ler é Saber “Nosssa terra”.
Após a leitura, trabalhamos o vocabulário típico do Rio Grande do Sul e falamos sobre a Revolução Farropilha. No momento seguinte, eles produziram poemas ilustrados. Resolvi ir mais longe, então propus uma apresentação de dança.
Com a autorização da direção, convidei os alunos de outras escolas para ensaiá-los: Bianca, Tauã, Camila e Pierre que agradeceram ao convite e se prontificaram a se deslocar até o CEI todos os dias. E com a colaboração da coordenadora Rosmeri, da vice-diretora Eliane, do professor Célio e dos professores das 7ª séries, os ensaios ocorreram em períodos de aula. A apresentação foi na hora cívica.
Sonia Tons – professora de Língua Portuguesa