sexta-feira, 25 de setembro de 2009

COMENTÁRIOS DA 5ª SÉRIE SOBRE A PEÇA “O TEMPO DA DESCOBERTA”

“As drogas não trazem nenhum benefício, mas sim prejuízos.”

“Droga não leva a nada.”

“As escolas são muito importantes para as crianças e adolescentes e as drogas só destroem vidas.”

“Com as drogas nós sofremos e a família muito mais.”

“Devemos resistir à tentação das drogas e, assim, nossos amigos estarão sempre conosco.”

“Usando drogas podemos chegar à solidão e, talvez, à morte.”

“Sempre teremos coisas ruins pela frente se usarmos drogas”

“Não devemos usar drogas, pois podemos roubar coisas da nossa própria família e destruí-la.”

“Nós achamos interessante o assunto sobre drogas, pois os jovens necessitam saber mais sobre isto para não aceitá-las de ninguém. Gostamos do jeito que nos foi explicado, de uma forma descontraída.”

“Esta peça nos mostrou que drogas não levam a nada, são prazerosas no início, mas depois que vicia leva a consequências graves”

Professora Thasea Ferreira

COMENTÁRIOS DA 5ª SÉRIE SOBRE A PEÇA “O TEMPO DA DESCOBERTA”

“As drogas não trazem nenhum benefício, mas sim prejuízos.”

“Droga não leva a nada.”

“As escolas são muito importantes para as crianças e adolescentes e as drogas só destroem vidas.”

“Com as drogas nós sofremos e a família muito mais.”

“Devemos resistir à tentação das drogas e, assim, nossos amigos estarão sempre conosco.”

“Usando drogas podemos chegar à solidão e, talvez, à morte.”

“Sempre teremos coisas ruins pela frente se usarmos drogas”

“Não devemos usar drogas, pois podemos roubar coisas da nossa própria família e destruí-la.”

“Nós achamos interessante o assunto sobre drogas, pois os jovens necessitam saber mais sobre isto para não aceitá-las de ninguém. Gostamos do jeito que nos foi explicado, de uma forma descontraída.”

“Esta peça nos mostrou que drogas não levam a nada, são prazerosas no início, mas depois que vicia leva a consequências graves”

Professora Thasea Ferreira

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A CULTURA E A TRADIÇÃO INVADEM O CEI

Mesmo considerando que o adolescente não cultua a tradição de sua terra, pois tem receio de fazer ridículo diante de outros jovens com gostos diferentes, principalmente o musical, resolvi trabalhar esse tema na sala de aula.
Levei para as turmas de 7ª séries músicas gauchescas e em especial o estudo da letra “Querência amada” de Teixerinha. Apesar de muitos risos, no final, todos estavam cantando. Escutamos também o poema “Meu pai e eu” vencedora do 4ª Bivarque da poesia gaúcha. Distribui o 2º fascículo do Ler é Saber “Nosssa terra”.
Após a leitura, trabalhamos o vocabulário típico do Rio Grande do Sul e falamos sobre a Revolução Farropilha. No momento seguinte, eles produziram poemas ilustrados. Resolvi ir mais longe, então propus uma apresentação de dança.
Com a autorização da direção, convidei os alunos de outras escolas para ensaiá-los: Bianca, Tauã, Camila e Pierre que agradeceram ao convite e se prontificaram a se deslocar até o CEI todos os dias. E com a colaboração da coordenadora Rosmeri, da vice-diretora Eliane, do professor Célio e dos professores das 7ª séries, os ensaios ocorreram em períodos de aula. A apresentação foi na hora cívica.
Sonia Tons – professora de Língua Portuguesa

A CULTURA E A TRADIÇÃO INVADEM O CEI

Mesmo considerando que o adolescente não cultua a tradição de sua terra, pois tem receio de fazer ridículo diante de outros jovens com gostos diferentes, principalmente o musical, resolvi trabalhar esse tema na sala de aula.
Levei para as turmas de 7ª séries músicas gauchescas e em especial o estudo da letra “Querência amada” de Teixerinha. Apesar de muitos risos, no final, todos estavam cantando. Escutamos também o poema “Meu pai e eu” vencedora do 4ª Bivarque da poesia gaúcha. Distribui o 2º fascículo do Ler é Saber “Nosssa terra”.
Após a leitura, trabalhamos o vocabulário típico do Rio Grande do Sul e falamos sobre a Revolução Farropilha. No momento seguinte, eles produziram poemas ilustrados. Resolvi ir mais longe, então propus uma apresentação de dança.
Com a autorização da direção, convidei os alunos de outras escolas para ensaiá-los: Bianca, Tauã, Camila e Pierre que agradeceram ao convite e se prontificaram a se deslocar até o CEI todos os dias. E com a colaboração da coordenadora Rosmeri, da vice-diretora Eliane, do professor Célio e dos professores das 7ª séries, os ensaios ocorreram em períodos de aula. A apresentação foi na hora cívica.
Sonia Tons – professora de Língua Portuguesa

A CULTURA E A TRADIÇÃO INVADEM O CEI

Os alunos Luis Henrique e Cintia Cristina da turma 702 declamaram poesias durante a hora cívica do turno da manhã. Devido a chuva foi realizada no auditório da escola.

A CULTURA E A TRADIÇÃO INVADEM O CEI

Os alunos Luis Henrique e Cintia Cristina da turma 702 declamaram poesias durante a hora cívica do turno da manhã. Devido a chuva foi realizada no auditório da escola.

A CULTURA E A TRADIÇÃO INVADEM O CEI

A CULTURA E A TRADIÇÃO INVADEM O CEI

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

JOBS - PROFISSÕES

Os alunos aprenderam sobre as profissões existentes no Brasil e no mundo. Eles dialogaram sobre as profissões mais comuns no Brasil e em outros países, identificando através de figuras e fotos. Depois da visualização, foram escolhidas as profissões que os alunos mais se identificaram ou que simpatizaram. A professora propôs que os alunos retratassem a profissão escolhida.

Observação: Como são muitas as atividades profissionais e algumas não são profissões tradicionais, foram divididas em áreas como: medicina, engenharia, letras e artísticas.
Prof.a Leda - Inglês


JOBS - PROFISSÕES

Os alunos aprenderam sobre as profissões existentes no Brasil e no mundo. Eles dialogaram sobre as profissões mais comuns no Brasil e em outros países, identificando através de figuras e fotos. Depois da visualização, foram escolhidas as profissões que os alunos mais se identificaram ou que simpatizaram. A professora propôs que os alunos retratassem a profissão escolhida.

Observação: Como são muitas as atividades profissionais e algumas não são profissões tradicionais, foram divididas em áreas como: medicina, engenharia, letras e artísticas.
Prof.a Leda - Inglês


CONTANDO NOSSA HISTÓRIA

Este trabalho teve como objetivo contar aos alunos a história de nossa cidade. Preocupados com a importância dos alunos saberem sobre o que seria representado na avenida no desfile cívico, alguns professores decidiram realizar um trabalho de pesquisa sobre a história de Campo Bom. Posteriormente, foi feito slide e a professora Fabriela de história apresentou aos alunos da escola.



CONTANDO NOSSA HISTÓRIA

Este trabalho teve como objetivo contar aos alunos a história de nossa cidade. Preocupados com a importância dos alunos saberem sobre o que seria representado na avenida no desfile cívico, alguns professores decidiram realizar um trabalho de pesquisa sobre a história de Campo Bom. Posteriormente, foi feito slide e a professora Fabriela de história apresentou aos alunos da escola.



TRABALHANDO A HISTÓRIA DE CAMPO BOM

A professora Maristel trabalhou os pontos turísticos de Campo Bom. Foi realizado uma pesquisa sobre os lugares mais visitados de nossa cidade e, posteriormente foram produzidas maquetes, cartazes e apresentações no Power Point.




TRABALHANDO A HISTÓRIA DE CAMPO BOM

A professora Maristel trabalhou os pontos turísticos de Campo Bom. Foi realizado uma pesquisa sobre os lugares mais visitados de nossa cidade e, posteriormente foram produzidas maquetes, cartazes e apresentações no Power Point.




quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PROJETO EDUCAÇÃO FISCAL

O tema do projeto desenvolvido pela professora Natália foi Pirataria X Educação Fiscal.
As atividades foram divididas em três partes:
1ª Cada dupla de alunos recebeu um tópico (contrabando, nota fiscal, sonegação, prestação de contas, etc) sobre o qual deveria discutir, relatando fatos e exemplos do dia a dia.
2ª As duplas relataram suas ideias ao grande grupo, para que ocorresse uma discussão. Após a discussão e a contribuição das ideias dos colegas, as duplas montaram um mini cartaz sobre o seu assunto.
3ª É hora de questionar!
Cada dupla elaborou um questionário de pesquisa sobre um dos temas discutidos - que fosse do seu interesse - para ser feito aos demais colegas.
Após a coleta desses dados, os alunos construíram gráficos para representar o resultado.

Natália - professora de Matemática

PROJETO EDUCAÇÃO FISCAL

O tema do projeto desenvolvido pela professora Natália foi Pirataria X Educação Fiscal.
As atividades foram divididas em três partes:
1ª Cada dupla de alunos recebeu um tópico (contrabando, nota fiscal, sonegação, prestação de contas, etc) sobre o qual deveria discutir, relatando fatos e exemplos do dia a dia.
2ª As duplas relataram suas ideias ao grande grupo, para que ocorresse uma discussão. Após a discussão e a contribuição das ideias dos colegas, as duplas montaram um mini cartaz sobre o seu assunto.
3ª É hora de questionar!
Cada dupla elaborou um questionário de pesquisa sobre um dos temas discutidos - que fosse do seu interesse - para ser feito aos demais colegas.
Após a coleta desses dados, os alunos construíram gráficos para representar o resultado.

Natália - professora de Matemática

MODALIDADES ESPORTIVAS E ATIVIDADES DE LAZER

A professora Leda de língua inglesa trabalhou esporte e lazer na 6ª série. O objetivo do trabalho foi refletir sobre a importância disso na vida de todos, além de trabalhar a cultura de outros países.
Primeiramente, foi estudado os diferentes tipos de esportes existentes em diferentes países. Depois cada aluno escolheu a sua modalidade preferida. Foram feitos exercícios com mímicas para representar os modelos. Para finalizar, cada aluno desenhou o seu esporte preferido.



MODALIDADES ESPORTIVAS E ATIVIDADES DE LAZER

A professora Leda de língua inglesa trabalhou esporte e lazer na 6ª série. O objetivo do trabalho foi refletir sobre a importância disso na vida de todos, além de trabalhar a cultura de outros países.
Primeiramente, foi estudado os diferentes tipos de esportes existentes em diferentes países. Depois cada aluno escolheu a sua modalidade preferida. Foram feitos exercícios com mímicas para representar os modelos. Para finalizar, cada aluno desenhou o seu esporte preferido.



TANGRAM

O nome tangram significa "Tábua das 7 sabedorias". É um puzzle chinês composto por sete peças que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelograma. Existem duas regras a serem seguidas: usar todas as peças e não as sobrepor. Com as peças, os alunos da 7ª série formaram diferentes formas
Noemi - professora de Artes

Para maiores informações visite o site: rachacuca.com.br/tangram


TANGRAM

O nome tangram significa "Tábua das 7 sabedorias". É um puzzle chinês composto por sete peças que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelograma. Existem duas regras a serem seguidas: usar todas as peças e não as sobrepor. Com as peças, os alunos da 7ª série formaram diferentes formas
Noemi - professora de Artes

Para maiores informações visite o site: rachacuca.com.br/tangram


BRASÕES

Este trabalho teve como finalidade, iniciar o estudo das diferentes culturas e manifestações artísticas, cada aluno pesquisou com sua família as suas origens e os povos que fizeram parte de sua história. Para finalizar esta pesquisa, coube a cada um a tarefa de criar um brasão para sua família, reforçando a identificação com suas origens, em uma tentativa de conhecer, elementos de suas raízes e representar os momentos de lazer e de diversão em família.
Jéssica - professora de Artes